Biblioteka municipal
8 mil livros - tem e de livros em braille
Divisão municipal de cultura - preparam projetos
obra
bonecas que sobraram da Festa da Praça
Jovens e crianças estudando na biblioteca - em Cruz Machado nasceu ilustre pessoa da literatura Brasileira
- 1912 - Helena Kolody, filha de ucranianos, nasce no dia 12 de outubro em Cruz Machado, interior do Paraná.
- 1931 - forma-se professora normalista pela Escola Normal Secundária de Curitiba e, no ano seguinte é nomeada professora para o Grupo Escolar Barão de Antonina, de Rio Negro.
- 1933 a 1937 - trabalha na escola de Ponta Grossa e, depois, é transferida para a Escola Normal de Curitiba (atual Instituto de Educação do Paraná), onde lecionou por 23 anos consecutivos.
- 1941 - publica seu primeiro livro intitulado Paisagem interior, classificado em segundo lugar no concurso de poesia promovido pela Sociedade de Homens de Letras/RJ em 1942.
- 1944 - presta serviços na Escola de Professores de Jacarezinho.
- 1949 - seu livro A sombra do rio recebeu o terceiro lugar no Concurso de Livros do Centro de Letras do Paraná, e o Prêmio Ismael Martins; este livro foi publicado em 1951 pelo mesmo centro.
- 1985 - recebe o Diploma de Mérito Literário da Prefeitura de Curitiba, a sua obra passa a ter grande repercussão no seu estado e no restante do País.
- 1991 - é eleita para a Academia Paranaense de Letras.
- 2003 - recebe o título de "Doutora Honoris Causa" pela Universidade Federal do Paraná.
- 2004 - falece em 15 de fevereiro.
Nos livros de Paróquia Sagrado Coração de Jesus temos anotação que a um de março de mil novecentos e treze foi batisada Helena Kolodziej [Kolody] que nasceu em Cruz Machado 10 de outubro de mil novicentos e dose, filha de Miguel Kolodziej [ Kolody] e Vitória Szczudrowska - padrinhos: Trajano Peixoto e Aracy Asinella.
- assinatura:Cura Theodoro Drapiewski padre. Livro 1 nr.114
Nenhum comentário:
Postar um comentário